Ortodontia

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que se ocupa da parte estrutural e estética da arcada dentária, promovendo tratamentos com aparelhos específicos que irão fazer a movimentação dos dentes. Os tratamentos ortodônticos solucionam problemas como apinhamento, desnivelamento, diastema, mordida cruzada e outros. Antes de tudo, é necessário realizar uma consulta ao ortodontista, para avaliar a necessidade da utilização de uma aparelho fixo ou móvel.

Existem diversos modelos de aparelhos ortodônticos e métodos de tratamentos. Confira alguns dos modelos indicados por nossa clínica:



Aparelho Autoligado- DAMON

Os aparelhos autoligados foram pensados por Dwight Damon, que desenvolveu o sistema Damon, que ajuda a corrigir o posicionamento do dentes e a mordida pela metade do tempo que se leva ao fazer uso do sistema tradicional, além de reduzir em torno de 50% o número de visitas de manutenção ao consultório.

Um dos diferenciais deste método é que o material utilizado, desenvolvido com base na tecnologia utilizada pela NASA, amolece quando se encontra com nitrogênio ou gelo, e após entrar em contato com a temperatura da boca vai se tornando mais rígido. Isso permite moldá-lo de acordo com a necessidade do paciente.

Além disso, o sistema não utiliza os famosos elásticos coloridos no aparelho, o que permite que o bracket possa deslizar de acordo com o movimento dos dentes.

Damon Clear

O Damon Clear combina as propriedades comprovadas da baixa fricção da tecnologia do autoligado, com a estética que os pacientes tanto buscam. O aparelho é transparente como o vidro, alia funcionalidade e beleza.

Aparelho Lingual

Trata-se de uma técnica ortodôntica, onde os braquetes são colados na parte interna, por trás dos dentes, deixando seu sorriso sem qualquer interferência aparente. Este método pode ser utilizado em todos os casos em que seja necessária a utilização de aparelho ortodôntico, mediante planejamento e análise do profissional.

Por conta da preservação estética do sorriso e dos dentes, o aparelho lingual é muito utilizado por modelos, atores, apresentadores de tv e , principalmente, jogadores de futebol, que sofriam com as batidas na boca durante a partida, ocasiosando sérios ferimentos nos lábios

Quer saber mais sobre o aparelho lingual? Confira o bate-papo entre o Dr. Roberto Abdala e a blogueira Agatha Braga. Veja o vídeo ao lado.

Invisalign

Com uma espessura ultrafina e transparente, o alinhador ortodôntico invisível pouco atrapalha na fala, na sensibilidade e na estética; já que é praticamente imperceptível aos olhos de quem o vê.

Diferentemente dos aparelhos fixos, este é removível, o que permite uma melhor limpeza dos dentes e do próprio aparelho. Com essa tecnologia, o paciente se sente mais confortável enquanto sua arcada dentária é alinhada.