Endodontia - Tratamento de Canal

ENDODONTIA

Especialidade que trata de doenças ligadas à polpa e à raiz do dente. Popularmente conhecido como tratamento de canal e dos tecidos periapiciais.

Um dos problemas mais comuns é a cárie, que, por falta de uma boa higienização dos dentes, ou falta de periodicidade no dentista, logo se instala no dente. A cárie causa hipersensibilidade, dores, degeneração, e compromete a polpa e raiz do dente.

Comumente conhecido como tratamento de canal, a Endodontia via a remocação de tecidos no canal do dente que podem estar inflamados, infectados ou necrosados.

O tratamento de endodontia deve acontecer no momento em que a polpa do dente é afetada. Isso pode acontecer por diversos fatores, seja por desgaste ocasionado pela cárie, seja pela fratura do dente. Neses casos, a endodontia analisa e faz o tratamento necessário para evitar a perda do dente. Para isso, extrai a polpa, quando morta ou infeccionada. Logo após a retirada da polpa, os canais dentários e o espaço pulpar são esvaziados e limpos para, então, receberem o preenchimento.

Os canais são "cimentados" para assim receber o pino, que pode ser de metal ou plástico. Após esse procedimento, é colocada uma coroa, dando um aspecto saudável e natural ao dente.