Bebidas com gás podem azedar seu sorrido – Portal IG
19 de dezembro de 2017
Aparelho Ortodôntico Invisível
19 de dezembro de 2017

Aparelho Lingual – Seu sorriso livre

A utilização de aparelhos ortodônticos traz muitos benefícios, e não é apenas uma questão estética. Os dentes alinhados previnem dores nas mandíbulas, que são causadas por uma oclusão desnivelada. Proporciona uma melhor digestão, pois com a correção, consequentemente, há uma melhora na mastigação. Facilita na hora da higienização, e ainda pode melhorar a dicção e fala do paciente. Além, é claro, de deixar o sorriso mais bonito.

Mas para muitos pensar na possibilidade de usar os aparelhos metálicos tradicionais é motivo de incomodo ou até de vergonha. Para estes casos, o aparelho lingual é uma boa solução. Trata-se de uma técnica ortodôntica, onde os braquetes são colados na parte interna, por trás dos dentes, deixando seu sorriso sem qualquer interferência aparente. Este método pode ser utilizado em todos os casos em que seja necessária a utilização de aparelho ortodôntico, mediante planejamento e análise do profissional.

Os braquetes do aparelho lingual foram desenhados com contornos levemente arredondados, tecnologicamente desenvolvidos de modo a não causar nenhum tipo lesão à língua do paciente. Já que, no método tradicional, a principal queixa por parte dos pacientes é o desconforto causado pelo contato dos braquetes com os lábios.

O tempo de tratamento não é mais demorado que com o método convencional. Pois a posição do braquete lingual é mais próxima ao centro de resistência do dente, o que faz com que todas as forças transmitidas resultem em uma movimentação mais eficiente. Em casos de inclinações o resultado é ainda mais eficaz, pois os braquetes colados nas faces linguais são empurrados pela língua, ajudando na correção das inclinações. E este movimento, quando não desejado, também é controlado pelo profissional através de compensações no contorno dos arcos. O que vai determinar um tratamento mais longo ou mais curto é a situação inicial de cada paciente, bem como os objetivos do tratamento, independentemente da técnica.

Por conta da preservação estética do sorriso e dos dentes, o aparelho lingual é muito utilizado por modelos, atores, apresentadores de tv e, principalmente, jogadores de futebol, que sofriam com as batidas na boca durante a partida, ocasionando sérios ferimentos nos lábios.

Para todo tratamento e para qualquer método a ser utilizado é necessário uma análise inicial por parte de um profissional qualificado, para que junto ao paciente apresente as melhores soluções para o caso.